Idiomas sem Fronteiras (IsF)

By Walisson Souza

Idiomas sem Fronteiras (IsF) é um programa promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e CAPES, com o objetivo de promover ações em prol de uma política linguística voltada à internacionalização do Ensino Superior no Brasil. Ele valoriza a formação especializada de professores de línguas estrangeiras e capacita a comunidade acadêmica para essa internacionalização.

Como o Programa Funciona?

O IsF atua em diversas frentes, tanto na formação de professores de línguas estrangeiras quanto na capacitação de estrangeiros no idioma português, visando integrar e preparar as instituições de ensino superior brasileiras para a internacionalização.

Formação de Professores

O IsF oferece residência docente para professores de línguas estrangeiras em formação inicial e continuada, com o objetivo de capacitá-los para a internacionalização. Professores participam de atividades de aperfeiçoamento para ensinar em contextos multilíngues.

Capacitação em Língua Estrangeira

Capacitamos estudantes, professores e técnicos-administrativos em línguas estrangeiras por meio de cursos de formação oferecidos nas universidades participantes do programa. Os cursos incluem:

• Alemão (curso presencial)
  • Francês (curso presencial)
  • Inglês (presencial e online)
  • Italiano (presencial e online)
  • Japonês (curso presencial)

Capacitação de Estrangeiros

Para alunos estrangeiros, o IsF também oferece formação em português para desenvolver a proficiência linguística necessária para integrar-se nas universidades brasileiras.

O que o Programa Oferece?

O Programa IsF oferece uma gama de serviços que auxiliam estudantes e profissionais no aprendizado e desenvolvimento de competências linguísticas, tanto em línguas estrangeiras quanto no português como língua de acolhimento. Dentre os principais serviços, estão:

• Testes de Língua Estrangeira:

• Nível de Proficiência: Testes de proficiência para alunos que já dominam o idioma até o nível B2 ou superior.
    • Testes de Nivelamento: Avaliações iniciais para ajustar o nível de ensino adequado para cada estudante.
  • Cursos Online: Através de plataformas parceiras, são oferecidos cursos online de alta qualidade em várias línguas. Alguns destes cursos são tutorados por professores selecionados pelo IsF.
  • Cursos Presenciais: Além dos cursos online, o IsF também disponibiliza cursos presenciais em diversas línguas, como Alemão, Francês, Italiano e Japonês, em universidades brasileiras credenciadas.

Quem são os Parceiros?

O sucesso do IsF depende de parcerias estratégicas com universidades, empresas e organizações especializadas. As Instituições de Ensino Superior (IES) credenciadas no Brasil atuam oferecendo cursos de línguas estrangeiras e formando professores. Países como o Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, e outros, também são parceiros do programa, oferecendo intercâmbios e outros programas de cooperação linguística.

Empresas parceiras, como Cengage Learning, DAAD, Fulbright Brasil, e Agence Universitaire, garantem a qualidade dos materiais e investem no desenvolvimento do ensino de idiomas.

Saiba Mais

Para mais informações sobre o programa e como participar, acesse o portal do Idiomas sem Fronteiras e fique atento(a) aos novos editais e oportunidades de cursos!