Programa de Estudantes-Convênio de Graduação e Pós-Graduação (PEC-G e PEC-PG)

Por Walisson Souza

A Universidade Federal de Jataí (UFJ) tem o prazer de apresentar informações detalhadas sobre o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação e Pós-Graduação (PEC-G e PEC-PG), uma iniciativa governamental brasileira que oferece oportunidades de estudo para estudantes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Este programa é uma expressão da política externa brasileira, visando fortalecer os laços com países parceiros e promover a internacionalização das instituições de ensino superior brasileiras.

O que é o PEC-G e PEC-PG?

O PEC-G e o PEC-PG são programas que possibilitam a estudantes estrangeiros, provenientes de países com os quais o Brasil mantém acordos, realizar seus estudos de graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em universidades brasileiras. A UFJ orgulha-se de ser uma das instituições participantes deste programa, oferecendo cursos em diversas áreas do conhecimento.

Como Funciona?

Estudantes selecionados pelo PEC-G e PEC-PG têm a oportunidade de cursar graduação e pós-graduação na UFJ, com isenções de taxas escolares e acesso a benefícios similares aos dos estudantes brasileiros, dependendo da disponibilidade e da política da universidade. O programa visa não apenas a formação acadêmica dos estudantes, mas também sua imersão na cultura brasileira, preparando-os para serem agentes de ligação entre seus países e o Brasil.

Requisitos e Elegibilidade

Para ser elegível ao PEC-G, o estudante deve:

• Ser cidadão de um país em desenvolvimento que tenha acordo com o Brasil para participação no programa;
  • Ter concluído o ensino médio;
  • Ter proficiência em língua portuguesa;
  • Não possuir cidadania brasileira ou outra nacionalidade além daquela do país parceiro;
  • Atender aos critérios específicos estabelecidos pelo país de origem e pela instituição de ensino superior brasileira.

Para o PEC-PG, além dos requisitos acima, é necessário ter concluído a graduação e ser aceito em um programa de pós-graduação oferecido pela UFJ, de acordo com os critérios de seleção específicos do curso.

Processo de Inscrição

Os candidatos interessados devem inicialmente verificar a existência de um acordo entre o Brasil e seus países de origem. Após essa verificação, devem entrar em contato com a embaixada ou consulado brasileiro em seus países para obter informações detalhadas sobre o processo de inscrição, prazos e documentação necessária.

Os estudantes do PEC-G e PEC-PG têm diversos benefícios, como:

• Isenção de taxas de matrícula e mensalidades;
  • Possibilidade de acesso a alojamentos estudantis, alimentação e assistência médica, de acordo com a política de cada universidade;
  • Certificado de conclusão ao final do curso.

Compromisso com a Volta ao País de Origem

Um dos pilares do programa é o compromisso dos estudantes de retornarem a seus países de origem após a conclusão dos estudos, aplicando os conhecimentos adquiridos para o desenvolvimento de suas comunidades e países.

Depoimentos e Informações Oficiais

Para explorar depoimentos de ex-alunos sobre suas jornadas no PEC-G e PEC-PG, acesse nossa seção de depoimentos. Essas histórias oferecem uma visão pessoal da experiência acadêmica e de vida na UFJ.

Para obter informações oficiais e abrangentes sobre o PEC-G e PEC-PG, incluindo requisitos de elegibilidade, processo de aplicação e legislação aplicável, visite a página oficial do programa no site do governo.

Leia depoimentos aqui. | Visite a página oficial do governo. Conheça os países participantes.

PEC-G logoPEC-PG - logo

A UFJ está comprometida em oferecer uma experiência educacional rica e diversificada, não apenas para os estudantes brasileiros, mas também para aqueles provenientes de outras partes do mundo. O PEC-G e PEC-PG são exemplos de como a educação pode ser uma ponte para o entendimento intercultural e o desenvolvimento mútuo.