Retrospectiva das Idas e Vindas dos Alunos de 2011-2023

Por Walisson Souza

A Universidade Federal de Jataí (UFJ) tem sido um polo de excelência acadêmica, proporcionando aos seus estudantes experiências internacionais enriquecedoras por meio do Programa de Intercâmbio Internacional, gerenciado pelo Escritório de Internacionalização (EI). Ao longo do período de 2011 a 2023, destacamos as seguintes informações sobre as idas de estudantes da UFJ para instituições ao redor do mundo:

Dados de idas e vindas dos alunos da UFJ para o exterior.(2012-2023)

Dados Gerais:

• Total de Alunos Intercambistas: 73
  • Período de Intercâmbio: 2011 a 2022.2

Destinos:

• Os estudantes da UFJ tiveram a oportunidade de explorar destinos diversos, incluindo Portugal, Espanha, Canadá, Estados Unidos, França, Alemanha, Argentina, México, Uruguai, Holanda, Irlanda, Suécia, Austrália, Reino Unido, Colômbia, entre outros.

Programas Participantes:

• Participação em programas renomados como Ciência Sem Fronteiras (CNPq e CAPES), Santander Ibero-Americanas, Bolsas BRACOL, Bolsas AUGM, Programa Erasmus, e outros editais específicos.

Cursos e Universidades:

• Representação de uma variedade de cursos, incluindo Agronomia, Biomedicina, Ciências da Computação, Direito, Engenharia Florestal, Fisioterapia, Letras Ingles, Letras Portugues, Medicina Veterinária, Psicologia, Química, Zootecnia, entre outros. As universidades de destino foram igualmente diversas, como Universidade de Coimbra, University of Alberta, Goldsmiths University of London, Universidad del Pais Vasco, entre outras.

Duração Média dos Intercâmbios:

• Variedade na duração, abrangendo desde semestres acadêmicos até períodos de estágio e experiências de longo prazo.

Níveis Acadêmicos:

• Participação de graduandos, graduados e alguns estudantes em programas de mestrado, evidenciando a flexibilidade e acessibilidade do programa de intercâmbio da UFJ.

Essa jornada diversificada, marcada por destinos inspiradores, programas renomados, cursos abrangentes e participação em diferentes níveis acadêmicos, reflete a vitalidade da busca pelo saber além das fronteiras convencionais. Que esta retrospectiva inspire futuros exploradores acadêmicos a continuarem elevando fronteiras, ampliando conhecimento e enriquecendo o legado global da UFJ.

Intercâmbios Internacionais na UFJ: Vindas (2015-2019)

No período de 2015 a 2019, destacamos as seguintes informações sobre as experiências dos alunos estrangeiros que escolheram a UFJ para seus intercâmbios:

Grafico sobre as Vindas para UFJ

Quantidade de Alunos:

• Um total de 19 alunos estrangeiros participaram de intercâmbios na UFJ.

Programas Participantes:

• Envolvimento em programas como Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) - Programa Escala Estudantil, AUGM GESTOR, AUGM Graduação, BRACOL, BRAMEX, e AUGM DOCENTE.

Países de Origem:

• Estudantes provenientes de países como Argentina, Colômbia, Angola, Portugal, México, França, e Paraguai.

Universidades de Origem:

• Instituições de origem dos alunos estrangeiros variadas, tais como Universidad del Nordeste, Universidad Nacional de Cuyo, Universidad Nacional de Córdoba, entre outras.

Cursos Realizados:

• Cursos abrangendo áreas como Medicina Veterinária, Engenharia Florestal, Direito, Agronomia, Psicologia, Geografia, Educação Física, entre outros.

Média de Duração dos Intercâmbios:

• Média de duração variada, desde experiências de curta duração, como 15 dias, até períodos mais extensos de cinco meses a um ano.

Níveis Acadêmicos:

• Inclusão tanto de graduandos quanto de alunos de pós-graduação, demonstrando a diversidade acadêmica dos intercambistas.

A presença desses alunos estrangeiros na UFJ contribuiu significativamente para o enriquecimento do ambiente acadêmico, consolidando a universidade como um destino atrativo para estudantes internacionais.

Agradecimentos:

• O Escritório de Internacionalização (EI) da UFJ expressa profundo agradecimento a todos os estudantes que tornaram possível essa incrível jornada internacional. Explorando novos horizontes ou escolhendo a UFJ como destino, cada intercâmbista contribuiu para a riqueza de nossa comunidade acadêmica. Nosso compromisso em promover experiências enriquecedoras e fortalecer laços globais é renovado graças ao engajamento e dedicação de cada participante. Obrigado por fazerem parte dessa história que transcende fronteiras e enriquece a diversidade da UFJ.