
CAPES Lança Programa Redes para Internacionalização Institucional: Oportunidades para IES da UFJ
O Escritório de Internacionalização (EI) da Universidade Federal de Jataí (UFJ) tem a satisfação de divulgar o lançamento do Programa Redes para Internacionalização Institucional – CAPES-Global.edu (Edital nº 13/2025). Esta iniciativa inovadora da CAPES visa fomentar a criação de redes de cooperação entre instituições de ensino superior e de pesquisa brasileiras, em diferentes estágios de internacionalização e de diversas regiões do país, com o objetivo de fortalecer o protagonismo do Brasil no cenário internacional por meio do avanço da pesquisa e da pós-graduação.
O programa busca consolidar a posição do Brasil como parceiro estratégico em iniciativas globais, promovendo a cooperação mútua, o diálogo intercultural e o desenvolvimento sustentável. As redes serão organizadas em torno de temas centrais e compostas por um mínimo de quatro e um máximo de seis instituições, estruturadas em uma instituição coordenadora e demais associadas.
A Instituição Coordenadora de cada rede deverá possuir um Programa de Pós-Graduação (PPG) avaliado com nota 5, 6 ou 7, em áreas do conhecimento relacionadas aos temas definidos pela rede, além de ter parcerias internacionais já consolidadas. As Instituições Associadas, por sua vez, deverão possuir PPGs recomendados pela CAPES com nota igual ou superior a 3, alinhados aos temas da rede, e possuir parcerias internacionais em andamento ou em prospecção. É um requisito fundamental que as instituições participantes estejam situadas em diferentes regiões do Brasil, com a obrigatoriedade de inclusão de pelo menos uma instituição das regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste.
Tipos de projetos que podem ser apoiados: Os projetos podem ser em qualquer disciplina ou multidisciplinares. Devem responder às necessidades de ambos os países e atender aos critérios especificados. Os TNE Exploratory Grants (financiamento de até £25.000,00 por projeto) podem apoiar parcerias que visam (lista não exaustiva):
-
Desenvolver novos projetos conjuntos de TNE (Transnational Education) entre o Reino Unido e o país parceiro, ou construir sobre parcerias existentes e insights de rodadas anteriores de bolsas TNE.
-
Co-criar currículos relevantes para as necessidades dos países e/ou entregar um ensino piloto conjunto que contribuirá para aumentar a qualidade dos diplomas ou qualificações profissionais de ambas as instituições parceiras.
-
Desenvolver uma ou mais formas de TNE, incluindo diplomas duplos, duplos e conjuntos (os modelos de TNE, bem como as áreas temáticas, podem variar de acordo com o país parceiro envolvido).
-
Trabalhar em conjunto para o reconhecimento de diplomas do Reino Unido, incluindo programas de aprendizagem online e semipresencial. Isso poderia incluir a concepção e facilitação de diálogos políticos para aprimorar o marco regulatório e a garantia de qualidade da TNE e o reconhecimento de diplomas.
-
Incentivar a diversificação da oferta de TNE do Reino Unido, abordando barreiras às qualificações acadêmicas e de pesquisa.
-
Desenvolver cursos que podem aprimorar as habilidades e perspectivas de empregabilidade.
-
Ampliar o acesso à educação superior para indivíduos e comunidades desfavorecidos, menos privilegiados e excluídos.
-
Promover a TNE através de temas focais de interesse compartilhado relacionados aos ODS.
Itens financiáveis: O programa prevê um investimento anual de até R$ 350 milhões. Os itens financiáveis incluem missões de trabalho internacionais para viabilização de acordos e execução de projetos, apresentação de resultados em congressos e eventos, e bolsas dentro e fora do país, com início das atividades de bolsistas a partir de setembro de 2026. As modalidades de bolsas no exterior são: Doutorado-sanduíche, Professor Visitante Sênior e Júnior, e Capacitação de Curta Duração. No Brasil, as ofertas visam atrair pesquisadores de outros países, incluindo Professor Visitante no Brasil, Jovem Talento, Pós-Doutorado e Doutorado-sanduíche.
Prazo e Duração do Programa: O prazo para a submissão de propostas ficará aberto até 30 de outubro de 2025. As atividades do programa terão início em junho de 2026 e a vigência das redes será de cinco anos, finalizando em 2031, com repasse dos recursos concentrados nos quatro primeiros anos de execução.
Esta é uma oportunidade estratégica para as IES/IPs brasileiras promoverem a internacionalização de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, e fortalecerem sua governança internacional.
Para mais informações e acesso ao edital completo, consulte o site oficial da CAPES.
Source: Associação Brasileira de Educação Internacional | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | Ministério da Educação (MEC)
Categories: Notícias Noticias Oportunidades Externas oportunidades noticias X
Related files | Size | Archive fingerprint |
---|---|---|
14072025_Edital_2636183_SEI_2634820_Edital_N__13_2025.pdf | 172 Kb | 592f6a9679acd6f904d4763c21737692 |