FPF Federação Portuguesa de Futebol

Candidaturas Abertas para a Bolsa de Investigação Professor Carlos Neto

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF), por meio da Portugal Football School, lançou a "Bolsa de Investigação Professor Carlos Neto" para incentivar pesquisas voltadas ao desenvolvimento motor e ao papel do brincar no crescimento infantil. A iniciativa homenageia o Professor Carlos Neto, uma referência mundial em desenvolvimento motor, reconhecido por quase cinco décadas de contribuição acadêmica e prática na área, incluindo estudos sobre independência de mobilidade em crianças, brincadeiras e bullying.

A bolsa tem o objetivo de apoiar projetos de investigação com um financiamento anual de 10 mil euros, prolongando-se até 2030. O apoio é voltado para pesquisas que explorem a aprendizagem e o controle motor de crianças e jovens, alinhando-se com os esforços da FPF para promover a literacia motora e estilos de vida ativos, como demonstrado pelo programa "A Hora dos SuperQuinas". Este programa, que faz parte do plano estratégico "FPF Futebol 2030", já impacta mil escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal.

As candidaturas estão abertas e os interessados podem consultar o regulamento e obter mais informações no site oficial: link para o regulamento. A bolsa é uma excelente oportunidade para acadêmicos das áreas de Educação Física e saúde que desejam aprofundar seus estudos sobre desenvolvimento infantil e motricidade.

Fonte: Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) |

Categorias: Notícias Noticias noticia X oportunidades