Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras)

Por Walisson Souza

O que é o Celpe-Bras?
O Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) é o exame oficial do governo brasileiro para certificar a proficiência em língua portuguesa de estrangeiros. Reconhecido internacionalmente, ele é aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), com apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE). O exame é realizado semestralmente em diversos países, tanto no Brasil quanto no exterior.

Quem pode participar?
O exame é destinado a:

• Estrangeiros residentes no Brasil ou no exterior;
  • Brasileiros cuja língua materna não seja o português.

Onde o exame é realizado?
O Celpe-Bras é aplicado em postos aplicadores credenciados pelo Inep, como:

• Instituições de ensino superior;
  • Centros culturais;
  • Embaixadas e consulados brasileiros.

Esses postos estão presentes em diversos países e no território brasileiro.

Quando ocorrem as inscrições?
As inscrições para o exame acontecem duas vezes por ano, de acordo com o cronograma divulgado no edital do Inep. Geralmente, o exame é realizado nos meses de abril e outubro.

Como funciona o exame?
O Celpe-Bras é dividido em duas partes:

1. Parte Escrita: Compreende atividades de compreensão e produção escrita e oral, com base em textos e vídeos fornecidos na prova.

2. Parte Oral: Consiste em uma interação de 20 minutos entre o candidato e dois avaliadores. Eles conduzirão uma entrevista e avaliarão a capacidade de comunicação oral do participante.

Níveis de Certificação:
O certificado emitido pode ser concedido em quatro níveis:

• Intermediário;
  • Intermediário Superior;
  • Avançado;
  • Avançado Superior.

Benefícios do Celpe-Bras:

• Acesso a universidades brasileiras: Algumas universidades exigem o certificado para ingresso em cursos de graduação e pós-graduação.
  • Mercado de trabalho: Empresas brasileiras e internacionais reconhecem o Celpe-Bras como prova de proficiência em língua portuguesa.
  • Vistos e residência: Em alguns processos de visto e residência no Brasil, o certificado pode ser exigido ou beneficiar o candidato.

Como se inscrever?
As inscrições são realizadas online por meio do Sistema do Celpe-Bras no site oficial do Inep. Os candidatos devem preencher suas informações e escolher o posto aplicador mais próximo de sua localidade.

Fonte:
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira