Orientações para Estágio Internacional

Por Adriana Luize Bocchi

Procedimentos envolvidos no estágio realizado fora do Brasil

Para incluir a mobilidade internacional no histórico escolar e garantir apoio e vinculo da instituição ao aluno, o mesmo precisa se inscrever no Edital Geral de Fluxo Contínuo, mesmo que o estágio a ser realizado seja o Estágio Obrigatório.

Previamente preencher os documentos exigidos pela Central de Estágio: Termo de Compromisso (TC), Plano de Estágio (PE) e após o retorno, o Relatório. O EI em conjunto com a Coordenação Geral de Estágios/PROGRAD alterou o modelo de Termo de Compromisso, tornando-o mais simplificado.

Da mesma forma, deverá ser utilizado o TC somente na versão em inglês para que a instituição estrangeira possa analisar e assinar. Quando este documento retornar para ser incorporado ao processo de mobilidade, uma versão em português será anexada e atestada pelo EI com sendo a tradução da versão em inglês.

O EI acrescentará nos despachos a necessidade de avaliação pela coordenação de estágios do plano do estudante quando existir planejamento para estágios.

• UFJ como Campo de Estágio para instituições estrangeiras

Nos casos em que a UFJ é campo de estágio para Instituições estrangeiras, o coordenador de estágio do curso deverá utilizar os mesmos modelos de TC, PE e Relatório da UFJ exigidos para os estudantes da UFJ (site da PROGRAD). Nesse caso, assinarão o coordenador de estágio e o professor/supervisor pertencente ao curso/local de estágio ao qual o estudante está vinculado temporariamente na UFJ, bem como o estudante estrangeiro. O mesmo deve ser matriculado na disciplina de estágio correspondente.

Para documentos e formulários acesse o Edital Geral Fluxo Contínuo.