logo prefeitura

1ª Oficina de Sensibilização Cultural e Linguística

Evento de Sensibilização Cultural e Linguística da UFJ e PMJ

No dia 9 de outubro de 2024, a Universidade Federal de Jataí (UFJ), por meio do Escritório de Internacionalização (EI) e a Prefeitura Municipal de Jataí (PMJ) realizaram um evento de sensibilização cultural e linguística no auditório do PROCON. A atividade, que ocorreu das 8h30 às 11h, contou com mais de 20 participantes, incluindo atendentes da Secretaria de Desenvolvimento e Serviço Social, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Lar do Idoso. O objetivo foi preparar esses profissionais para lidar com as necessidades linguísticas e culturais de imigrantes e estrangeiros, principalmente falantes de espanhol.

O evento foi parte do projeto de extensão AEC-PJ086-2024, "O Ensino de Português como Língua Não Materna (PLNM) e Cultura Brasileira", que está em execução desde junho de 2024 e seguirá até junho de 2025. Este projeto, vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e Letras da UFJ, visa promover a educação inclusiva, capacitando tanto estudantes da UFJ quanto membros da comunidade local e internacional para atuar em um ambiente acadêmico e social multicultural.

Detalhes do Projeto "O Ensino de PLNM e Cultura Brasileira"

O projeto AEC-PJ086-2024 é uma iniciativa de extensão que busca atender a demanda crescente por formação em Português Língua Não Materna (PLNM) em Jataí, devido ao número significativo de imigrantes e estudantes internacionais, incluindo os participantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Ao oferecer cursos de português e promover a cultura brasileira, o projeto atua em diversas frentes, como a inclusão linguística e a valorização da diversidade cultural.

• Ensino de Léxico e Gramática: Com ênfase no vocabulário relacionado à cultura brasileira e nas expressões idiomáticas utilizadas no cotidiano.
  • Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs): Plataformas digitais são utilizadas para facilitar a aprendizagem.
  • Teoria das Inteligências Múltiplas: Atividades adaptadas para engajar diversos tipos de inteligência.

Impacto e Alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O projeto está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas:

• ODS 4 - Educação de Qualidade: Contribui para uma educação inclusiva.
  • ODS 10 - Redução das Desigualdades: Reduz barreiras educacionais para falantes de outras línguas.
  • ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes: Fortalece o entendimento intercultural.

Fotos do Evento

Evento Evento Evento Evento Evento Evento Evento

Fontes:

• Escritório de Internacionalização (EI) da UFJ
  • Prefeitura Municipal de Jataí (PMJ)

Categorias: Notícias Noticias noticia X