banner isF

UFJ anuncia edital para cursos on-line de Português para estrangeiros pela Rede Andifes IsF

A Universidade Federal de Jataí (UFJ) tem o prazer de anunciar a abertura do Edital Rede Andifes IsF Nº 003/2024, que trata do processo seletivo para ocupação das vagas nos cursos on-line e gratuitos de Português para estrangeiros, oferecidos pela Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras (IsF). Essa iniciativa visa promover o aprendizado do idioma, facilitando a integração e a comunicação para estudantes e profissionais estrangeiros.

Sobre os cursos

Os cursos oferecidos são totalmente on-line e focados em diferentes habilidades linguísticas, com base nos níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR). As aulas serão realizadas de forma síncrona, com cargas horárias de 16h, 32h, 48h ou 64h, dependendo da escolha do curso. Cada semana de aula terá dois encontros de 2 horas, ou um único encontro de 4 horas (em dois blocos de 2 horas, com intervalo). Todos os horários seguirão o fuso oficial de Brasília.

Público-alvo

Podem se inscrever estrangeiros residentes ou não no Brasil, independentemente de vínculo com instituições de ensino. O objetivo é atender tanto os que estão iniciando no idioma quanto aqueles que já possuem algum conhecimento, com níveis disponíveis de A1 a B2.

Vagas e distribuição

Durante o segundo semestre de 2024, as vagas serão disponibilizadas em fluxos contínuos, com até 25 alunos por turma e uma lista de espera de 20 candidatos por curso. Para garantir a abertura de uma turma, é necessário que haja no mínimo 5 alunos inscritos. Caso esse número não seja atingido, caberá ao docente orientador decidir pela manutenção da turma.

As inscrições serão preenchidas por ordem de chegada, e os candidatos deverão cumprir os requisitos do edital, como enviar a documentação exigida e atender ao nível de proficiência indicado.

Período de inscrições e cronograma

As inscrições estarão abertas em diferentes períodos:

• Fluxo A: 22/07/2024 a 02/08/2024
  • Fluxo B: 19/08/2024 a 30/08/2024
  • Fluxo C: 16/09/2024 a 27/09/2024
  • Fluxo D: 14/10/2024 a 25/10/2024

As aulas iniciarão na semana seguinte ao término das inscrições de cada fluxo. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, nos links indicados no edital.

Certificação

Os alunos que participarem de no mínimo 80% das aulas e realizarem as atividades obrigatórias receberão um certificado de conclusão de curso, emitido pela Rede Andifes IsF.

Mais informações

Acesse o edital completo e o cronograma de inscrições ou acesse diretamente os cursos disponíveis aqui .

A UFJ convida todos os interessados a participarem deste projeto e aprofundarem seus conhecimentos no idioma português, ampliando as oportunidades acadêmicas e profissionais no Brasil e no exterior.

banner isF

Fonte: Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras (IsF)

Categorias: Notícias Noticias noticias X

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo