Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-Americano (PILA)

Por Walisson Souza

A Universidade Federal de Jataí (UFJ) tem o prazer de apresentar o Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-Americano (PILA), uma iniciativa que promove o intercâmbio acadêmico e a cooperação internacional entre instituições de ensino superior da América Latina. Este programa visa enriquecer a formação acadêmica, profissional e integral de estudantes, professores e pesquisadores, além de fortalecer os laços de cooperação acadêmica e a internacionalização da educação superior.

Origens e Desenvolvimento do PILA

O PILA nasceu da aliança estratégica entre a Associação Nacional de Universidades e Instituições de Educação Superior (ANUIES) do México, a Associação Colombiana de Universidades (ASCUN) da Colômbia e o Conselho Interuniversitário Nacional (CIN) da Argentina. Lançado no segundo semestre de 2018, o programa já contava com participação ativa em mobilidades acadêmicas, promovendo o intercâmbio de estudantes, acadêmicos e pesquisadores entre os países participantes.

Em resposta às restrições de mobilidade impostas pela pandemia da COVID-19, o PILAVirtual foi introduzido em 2020, possibilitando intercâmbios acadêmicos virtuais entre as instituições participantes. Atualmente, o PILA é composto por um consórcio de 9 países da América Latina e do Caribe, abrangendo 255 instituições educativas.

Objetivos do PILA

O principal objetivo do PILA é promover a internacionalização do ensino superior na América Latina, oferecendo aos estudantes, professores e pesquisadores a oportunidade de:

• Enriquecer sua formação acadêmica e profissional por meio de intercâmbios em instituições de ensino superior de outros países latino-americanos;
  • Ampliar a compreensão cultural e fortalecer os laços de cooperação entre as nações participantes;
  • Contribuir para o desenvolvimento de uma visão internacional na formação universitária dos participantes.

Modalidades do PILA

O programa oferece três principais modalidades de intercâmbio:

1. PILA-Graduação e Pós-Graduação: Voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, promovendo o intercâmbio acadêmico presencial e a cooperação internacional.
  2. PILAVirtual: Adaptado para a realização de intercâmbios acadêmicos virtuais, possibilitando a participação de estudantes em cursos e disciplinas oferecidos por universidades estrangeiras sem sair de seu país.
  3. PILA-Acadêmicos e Pesquisadores: Destinado ao intercâmbio de professores, pesquisadores e gestores universitários, fomentando a colaboração em pesquisa e gestão educacional.

Como Participar

Estudantes, professores e pesquisadores interessados em participar do PILA devem:

• Verificar os requisitos e critérios de elegibilidade especificados pelo programa;
  • Consultar as oportunidades de intercâmbio disponíveis por meio do site oficial do PILA ou da coordenação de relações internacionais da UFJ;
  • Preparar e submeter a documentação necessária conforme orientações do programa e da instituição de destino.

Benefícios do PILA

Participantes do PILA têm a oportunidade de:

• Desenvolver competências linguísticas e interculturais;
  • Ampliar sua rede de contatos acadêmicos e profissionais;
  • Acessar novas metodologias de ensino e pesquisa;
  • Contribuir para a produção de conhecimento a nível internacional.

Conheça Mais Sobre o PILA e Instituições Participantes

Para informações detalhadas sobre o Programa de Intercâmbio Acadêmico Latinoamericano (PILA), incluindo objetivos, benefícios e processo de inscrição, acesse a página oficial do programa. Aqui, você encontrará tudo o que precisa saber para aproveitar esta oportunidade de intercâmbio.

Além disso, se deseja conhecer as instituições de ensino superior participantes e explorar as diversas opções de estudo disponíveis através do PILA, visite a página dedicada às IES participantes. Esta seção oferece um panorama completo das universidades envolvidas e dos cursos oferecidos.

Visite a página oficial do PILA. | Conheça as IES participantes. - Links para as respectivas páginas.

PILA - logo

A UFJ está comprometida com a promoção da internacionalização e da cooperação acadêmica. Por meio da participação no PILA, reforçamos nosso compromisso em oferecer oportunidades de desenvolvimento acadêmico e profissional para nossa comunidade universitária, além de fortalecer a integração educacional e cultural na América Latina.