Tradução de páginas e documentos da UFJ como instrumento de comunicação para a internacionalização

Por Márcio Issamu Yamamoto

Motivação

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) desempenham um papel fundamental no processo de internacionalização das universidades, abrangendo o ensino, a pesquisa e a extensão. A adoção de atividades simples, como grupos de trabalho para projetos, videoconferências sobre temas técnicos e culturais internacionais, pode causar um impacto significativo em instituições que estão iniciando o processo de internacionalização.

Para alcançar uma verdadeira Universidade Internacionalizada, é essencial romper paradigmas e promover uma mudança cultural na comunidade acadêmica. Isso inclui o aprendizado de línguas adicionais, a realização de projetos em colaboração com instituições estrangeiras e a oferta de disciplinas em idiomas diferentes do nativo, tornando tais práticas parte integrante da rotina universitária. Nesse contexto, o uso das TICs é indispensável para facilitar e agilizar o processo.

Uma etapa crucial para viabilizar a interação entre instituições e o compartilhamento de projetos, áreas de pesquisa e cursos de graduação e pós-graduação é disponibilizar informações e documentos em mais de uma língua. A língua inglesa, sendo considerada a linguagem global de comunicação, assume um papel essencial. Entretanto, considerando que o Brasil faz parte do Mercosul e possui interações políticas e econômicas com países de língua espanhola, também é vantajoso disponibilizar informações em espanhol para facilitar projetos conjuntos e a formação de redes de pesquisa.

Os bolsistas envolvidos em projetos internacionais terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades linguísticas, aprofundar seus conhecimentos em diversas áreas do saber e participar de processos relacionados à coordenação de internacionalização. Essa experiência permitirá que eles aprendam sobre internacionalização, organização, planejamento e trabalho em equipe, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. Assim, o projeto não se limita apenas à internacionalização da instituição, mas também visa o desenvolvimento humano e profissional dos participantes envolvidos no processo.

Sobre internacionalização

A internacionalização do ensino superior tem como objetivo aprimorar a qualidade da educação, da pesquisa e da extensão para toda a comunidade universitária, trazendo uma valiosa contribuição para a sociedade. Embora a maioria das universidades recorra à mobilidade como forma de internacionalização, o número de alunos que participam desse intercâmbio é limitado. Para democratizar a participação de alunos, professores e técnicos e tornar a internacionalização mais efetiva, surge a abordagem da "Internacionalização em Casa" dentro da própria universidade.

Nosso objetivo

O propósito deste projeto é traduzir as páginas, documentos e editais da Universidade Federal de Jataí para os idiomas inglês, espanhol e outras línguas necessárias, a fim de disponibilizar as informações da instituição em âmbito internacional. Ao alcançar esse objetivo, busca-se promover a interação entre instituições, compartilhando projetos, áreas de pesquisa, cursos de graduação e pós-graduação, possibilitando a formação de redes internacionais e parcerias em projetos conjuntos.

Quem somos

Somos uma equipe dedicada e diversificada, composta por professores doutores e alunos bolsistas de graduação. Nosso objetivo é promover a internacionalização da Universidade Federal de Jataí (UFJ) por meio de um projeto de tradução de páginas com o auxílio de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Nossos professores trazem expertise acadêmica e orientação, enquanto nossos alunos contribuem com entusiasmo e habilidades linguísticas. Utilizando TICs modernas, buscamos garantir traduções precisas e de qualidade, facilitando o acesso global às informações da UFJ. Estamos empenhados em tornar nossa instituição mais acessível e acolhedora para estudantes e pesquisadores de todo o mundo, promovendo o intercâmbio acadêmico em escala global e impulsionando o desenvolvimento profissional e pessoal de nossos bolsistas.