unicamp logo

Centenário de César Lattes: Homenagem a um dos Maiores Cientistas Brasileiros

No dia 11 de julho de 2024, celebramos o centenário de nascimento de César Lattes, um dos físicos mais importantes da história brasileira. Lattes, que nasceu em Curitiba, iniciou sua jornada acadêmica na Universidade de São Paulo aos 15 anos e se formou em física aos 19 anos.

Conhecido mundialmente por identificar o Méson Pi (Píon), Lattes foi fundamental para o desenvolvimento da física nuclear. Mesmo com oportunidades globais, ele escolheu voltar ao Brasil, onde teve uma carreira notável na Unicamp.

Diversos eventos e homenagens estão sendo realizados em todo o Brasil para comemorar o legado de Lattes. A Câmara dos Deputados em Brasília sediou uma sessão solene, destacando a importância de suas contribuições para a ciência e tecnologia no país. Além disso, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) celebra o 25º aniversário da Plataforma Lattes, um sistema essencial para o registro e acompanhamento de cientistas e pesquisas no Brasil.

Para mais informações, acesse o vídeo sobre o centenário de César Lattes no YouTube e leia a reportagem especial do Jornal da Unicamp em www.jornal.unicamp.br.

Fonte: https://www.jornal.unicamp.br/#gsc.tab=0

Categorias: Notícias Noticias noticias X