CAPES logo

Abertas Inscrições para Projetos de Pesquisa com França e América do Sul

Data Final para Inscrições: 17 de maio de 2024

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) convida grupos de pesquisa vinculados a instituições de ensino superior ou de pesquisa no Brasil a participar do Edital 5/2024, que selecionará até 15 projetos conjuntos de pesquisa. O programa visa promover o intercâmbio científico e fortalecer a cooperação acadêmica nas áreas de Matemática, Ciência e Tecnologia da Informação e da Comunicação, e Mudanças Climáticas, envolvendo o Brasil, a França e outros países sul-americanos.

Este edital unificado, que engloba os programas CAPES/MATH-Amsud, CAPES/STIC-Amsud, e CAPES/CLIMAT-Amsud, tem como principal objetivo aprofundar as relações acadêmicas e de pesquisa entre as nações participantes, promover a mobilidade de professores e estudantes de pós-graduação, e incentivar a igualdade de gênero dentro das equipes de projeto.

Cada proposta deve incluir parcerias entre pelo menos uma instituição brasileira, uma francesa e uma terceira de qualquer país sul-americano participante, com possibilidade de até duas instituições brasileiras associadas. O financiamento disponibilizado pela CAPES será de até R$6,4 milhões, distribuídos ao longo de dois anos, com cada projeto podendo receber até R$429 mil para cobrir despesas com bolsas e missões de trabalho.

Os interessados devem submeter seus projetos até o dia 17 de maio de 2024, e o resultado será anunciado em dezembro do mesmo ano. As atividades dos projetos selecionados têm início previsto para março de 2025.

Para mais informações sobre o edital e como se inscrever, acesse os links disponibilizados junto a este anúncio. acesse o site oficial dos programas: https://www.sticmathamsud.org/. Não perca a chance de contribuir para o avanço científico e acadêmico em colaboração com instituições de renome na França e em toda a América do Sul. A divulgação dos resultados está prevista para dezembro de 2024, com a implementação das bolsas começando em março de 2025.

Fonte: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/abertas-as-inscricoes-para-pesquisa-na-america-do-sul-e-franca

Categorias: noticias X Notícias Noticias

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
Edital 5/2024 - Programas de Cooperação Internacional 238 Kb 6a0ba30790f8786e5fe7f22621566f6a