MEC - logo

Cursos de Idiomas Gratuitos Oferecidos pelo MEC

Inscrições disponíveis até 30 de junho de 2024

O Ministério da Educação (MEC), em colaboração com Institutos Federais, anuncia a abertura de vagas para cursos gratuitos de idiomas, incluindo inglês, francês e espanhol. Esta iniciativa, disponibilizada através da plataforma Aprende Mais, tem como alvo aprimorar habilidades linguísticas e contribuir para o desenvolvimento profissional dos participantes.

Capacitação e Acesso a Idiomas Gratuitamente

Destinado a capacitar cerca de 820 estudantes até 2025, o programa visa atender estudantes do ensino médio e superior, além de profissionais que necessitam de conhecimentos linguísticos em sua área de atuação. Adicionalmente, o projeto oferece um curso de proficiência em língua portuguesa, voltado para refugiados e brasileiros naturalizados, reforçando seu compromisso com a inclusão e o acesso à educação de qualidade.

Como Participar

Os interessados podem se inscrever facilmente:

1. Acessando o site da plataforma Aprende Mais;
  2. Selecionando a categoria “Idiomas, Línguas e Literatura”;
  3. Escolhendo entre os cursos de Inglês, Espanhol ou Francês (em breve).

Formato e Flexibilidade

Com uma carga horária total de 40 horas, os cursos serão conduzidos a distância (EaD), permitindo aos alunos progredir no aprendizado de acordo com seu ritmo individual. O IFBA e o IFRS são as principais instituições ofertantes destas oportunidades, refletindo o esforço do MEC em democratizar o acesso ao ensino de idiomas e fomentar a formação continuada.

Estrutura do Curso e Certificação

Os cursos são estruturados em módulos e atividades, com progressão até a conclusão e obtenção do certificado. As turmas são divididas para atender diversos níveis de proficiência:

• Inglês: 6 turmas, do básico ao avançado;
  • Espanhol: 13 turmas, abrangendo uma vasta gama de tópicos;
  • Francês: 3 turmas, do básico a aplicações específicas (em breve)

Esta iniciativa não só facilita o acesso ao aprendizado de novos idiomas mas também promove o enriquecimento cultural e a ampliação das perspectivas acadêmicas e profissionais dos participantes.

Fonte: https://aprendamais.mec.gov.br/?redirect=0

Categorias: Notícias Noticias noticias X