CAPES logo

Intercâmbios Caminhos Amefricanos: Oportunidades em Cabo Verde e Colômbia

Inscrições até 30 de abril de 2024

O Ministério da Educação (MEC), em colaboração com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Ministério da Igualdade Racial (MIR), abre inscrições para a nova fase do Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul. A iniciativa visa fomentar a troca de conhecimentos e experiências que contribuam para a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo, através de intercâmbios acadêmicos em Cabo Verde e na Colômbia.

A seleção está direcionada a estudantes e professores autodeclarados pretos, pardos ou quilombolas. Para os estudantes, as inscrições são voltadas para aqueles matriculados a partir do quinto semestre em cursos de licenciatura em instituições de ensino superior públicas, com a oportunidade de realizar um intercâmbio de 15 dias na Universidade de Cabo Verde. Professores da educação básica em escolas públicas também têm a chance de participar em atividades formativas em Bogotá, Colômbia, pelo mesmo período.

As candidaturas podem ser submetidas até o dia 30 de abril de 2024, através do Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes), contemplando atividades como participação em eventos científicos, rodas de conversas, além de visitas a escolas, locais históricos e museus nos respectivos países.

São oferecidas 50 vagas para cada destino, com os resultados previstos para divulgação até 23 de agosto (Cabo Verde) e 13 de setembro (Colômbia), respectivamente. O financiamento, a cargo do MIR, cobrirá despesas como diárias, passagens aéreas e seguro-saúde.

Este programa representa uma valiosa oportunidade para a comunidade acadêmica envolver-se em iniciativas que estimulam a educação para as relações étnico-raciais e a cooperação Sul-Sul. Dúvidas sobre o processo podem ser esclarecidas pelo e-mail inscricao.mir@capes.gov.br.

Para mais detalhes sobre os critérios de elegibilidade e o processo de inscrição, consulte o Edital Conjunto nº 1/2024, disponível no site da CAPES.

Fonte: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/marco/selecao-para-intercambio-em-cabo-verde-e-na-colombia-comeca-segunda-1#:~:text=O%20apoio%20financeiro%20vai%20ser,e%20no%20site%20da%20Capes.

Categorias: oportunidades

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo