CAPES logo

Novo Edital CAPES/Cofecub: Oportunidade de Cooperação Internacional para Instituições Brasileiras e Francesas

Inscrições até 27 de maio de 2024

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) anuncia a abertura do Edital nº 8/2024, marcando mais uma etapa do programa de cooperação acadêmica CAPES/Cofecub. Esta iniciativa tem o propósito de fortalecer as relações científicas, culturais e educacionais entre o Brasil e a França, financiando até 35 novos projetos de pesquisa.

As instituições interessadas em participar devem realizar o cadastramento até o dia 20 de maio de 2024, enquanto a submissão de projetos pode ser feita até 27 de maio de 2024, por meio do Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes). Este programa contempla investimentos de até R$59,3 milhões, divididos entre projetos liderados tanto por pesquisadores juniores quanto por pesquisadores experientes, abrangendo todas as áreas do conhecimento.

Benefícios e Modalidades de Bolsas:

• Financiamento de até R$1,7 milhão por projeto;
  • Bolsas para doutorado-sanduíche, pós-doutorado, e professores visitantes júnior e sênior, com valores de €1.300 a €2.300;
  • Recursos adicionais para missões de trabalho, custeio e bolsas.

O Programa CAPES/Cofecub visa a aprofundar a cooperação acadêmica e promover o intercâmbio entre instituições de ensino superior e centros de pesquisa dos dois países, incentivando a formação de redes de pesquisa e a mobilidade acadêmica entre professores, pesquisadores e estudantes.

Para mais informações sobre os requisitos de participação, benefícios, modalidades de bolsas e o processo de inscrição, os interessados devem acessar o Edital nº 8/2024 e demais documentos relevantes disponibilizados pela CAPES.

Cronograma Importante:

• Cadastramento de novas instituições: até 20 de maio de 2024
  • Submissão de projetos: até 27 de maio de 2024

A CAPES incentiva instituições brasileiras e francesas a aproveitarem esta oportunidade única de colaboração internacional, visando ao avanço da ciência, tecnologia e inovação.

Para dúvidas e mais informações, contate:

Fonte: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/novo-edital-capes-cofecub-recebe-inscricoes-ate-maio

Categorias: noticias X Notícias Noticias

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
PROGRAMA CAPES/COFECUB EDITAL Nº 08/2024 212 Kb 4c4a3e8401b9f6b6556cb8b3ccff7eaa