CAPES logo

Lançamento do Programa Move La America 2024: fortalecendo a Internacionalização nas Instituições de Ensino Superior

Inscrição estará disponível no período de 2 a 15 de Maio de 2024

Em um esforço contínuo para fortalecer a internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, a CAPES anuncia o lançamento do Programa Move La America. Este programa visa atrair discentes de instituições de ensino e pesquisa da América Latina e Caribe, promovendo assim o intercâmbio acadêmico e a colaboração internacional.

Com o objetivo de complementar a internacionalização das IES brasileiras e criar um ambiente institucional global, o Programa oferece bolsas para estudantes de Mestrado e Doutorado Sanduíche no Brasil. Estes estudantes terão a oportunidade de realizar estágios, pesquisas, atividades de extensão e, em alguns casos, cursar disciplinas em Programas de Pós-Graduação brasileiros.

Benefícios do Programa Incluem:

• Mensalidade
  • Auxílio deslocamento
  • Auxílio instalação
  • Auxílio seguro-saúde

Cronograma do Programa:

• Indicação de vagas pelas IES: 02 a 15 de Maio de 2024
  • Publicação da lista de vagas pela CAPES: A partir de 22 de Maio de 2024
  • Inscrição dos candidatos: 04 de Junho a 02 de Julho de 2024
  • Seleção e homologação dos candidatos pelas IES brasileiras: Julho a Agosto de 2024
  • Publicação do Resultado Final pela CAPES: A partir de 10 de Outubro de 2024
  • Início dos estudos no Brasil: Primeiro Semestre de 2025

O programa é uma excelente oportunidade para discentes estrangeiros aprofundarem seus conhecimentos em áreas correlatas à sua atuação, enquanto contribuem para a diversidade cultural e acadêmica das IES brasileiras. Além disso, reforça o compromisso das instituições brasileiras com a internacionalização e a cooperação acadêmica global.

Para mais detalhes sobre o programa, requisitos, inscrição e cronograma completo, os interessados devem consultar o Edital nº 07/2024 e a página oficial da CAPES.

Esta iniciativa não apenas fortalece os laços entre Brasil e países da América Latina e Caribe, mas também promove uma maior visibilidade internacional da produção científica, tecnológica e cultural brasileira, ao mesmo tempo que facilita o intercâmbio de conhecimentos e experiências valiosas para o desenvolvimento sustentável e a inovação.

Contato para mais informações: movelamerica@capes.gov.br

Fonte: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-e-auxilios-internacionais/encontre-aqui/paises/multinacional/programa-move-la-america

Categorias: oportunidades

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo