Youtubeplay

Guia de intercâmbio

Atualizado em 08/08/19 11:19.

Aqui reunimos algumas dicas que pode auxilia-lo na candidatura, antes e durante o intercâmbio:

Os estudantes interessados em realizar mobilidade acadêmica internacional contam com as seguintes opções:

Edital Geral

Pelo Edital Geral é possível fazer intercâmbio ou estágio em qualquer instituição internacional de ensino superior ou empresa, com ou sem convênio com a UFG. Este edital fica aberto para candidaturas durante todo o ano, sendo possível dar entrada no processo durante qualquer época do ano, respeitando os prazos estipulados nele. Nesse caso, não há concessão de apoio financeiro.

Edital: Edital Geral Fluxo Contínuo

Programas de mobilidade

A UFG participa de alguns programas que garantem algum tipo de apoio financeiro para intercâmbio internacional. Quando as vagas são disponibilizadas pelos programas, é lançado edital que permite a candidatura. O edital é publicado em www.cai.jatai.ufg.br.

Programas: Programas de Mobilidade

Para se candidatar:

• Há vários editais que a UFG publica anualmente por meio de parcerias com universidades e grupos. Não há data pré-definida, portanto crie o hábito de sempre olhar na aba editais. Quando os editais são publicados também sempre é encaminhando um e-mail de divulgação;

• Os editais normalmente possuem prazos curtos de inscrição, por isso se tem interesse em um edital, pesquise os anteriores para se familiarizar, pois são parecidos;

• Além dos Editais por meio da UFG, sempre é divulgada na página da CAI outras oportunidades de intercâmbio, cursos de línguas, programas de pós-graduação e pesquisa em Notícias. Fique ligado :)

• Um dos requisitos que todos os editais solicitam é a Média Global acima de 6,0 e em muitas a classificação ou é pela média global ou relativa, portanto, estude;

• Anualmente promovemos uma prova do TOEFL e de Espanhol sem custos aos alunos e servidores da UFG, pois muitos editais solicitam. O Centro de Línguas também realiza provas de proficiência.

• Procure estudar o espanhol ou o inglês. Há muitos cursos onlines gratuitos. O Centro de Línguas da UFG possui um convênio que permite um grande desconto aos alunos da UFG. A maioria dos Editais hoje da UFG são na língua espanhola.

• Leia muito bem o Edital, todas as informações são detalhadamente explicadas.

Após ser contemplado:

• Procure a CAI para saber os passos seguintes;

• Converse com um aluno que já fez o intercâmbio para o mesmo local;

• Pesquise sobre o país, universidade, cultura, clima;

• Não deixe para comprar sua passagem de ultima hora e pesquise muito antes de comprar;

• Dê entrada nos documentos para retirar o passaporte o quanto antes, para nenhuma eventualidade;

• O mesmo com o visto, como o intercâmbio tem duração de no mínimo de 4 meses, a maioria dos países exige um visto de estudante.

• Faça um roteiro de como chegar na cidade destino (avião, trem, ônibus). Não confie no celular, pode ser que não tenha internet disponível;

• Sempre leve um pouco de dinheiro na moeda local, mesmo que vá receber uma bolsa no destino, de preferência para viver pelo menos um mês.

• Sempre leve dinheiro trocado, pois pode precisar para um ônibus ou metro.

Durante a viagem:

• Sempre cuide dos seus documentos e cuidado com mala e mochila;

• Leve na bolsa de mão alguma troca de roupa, se a mala extraviar, você estará salvo até que a receba;

• Lugar de passaporte é guardado em lugar seguro. Leve uma cópia sempre com você e um documento com foto e deixe o passaporte guardado;

• Dependendo a companhia aérea que escolher, a partir que entrar no avião já se sentirá em outro país. Os comissários de bordo falam a língua do país de origem da companhia;

• Cuidado com as conexões se houver. Sempre procure com atenção nas telas o portão correto para não se perder.

Durante o intercâmbio:

• Apesar de ser muito confortável, não faça amizades somente com brasileiros. Procure conhecer alunos e pessoas de outras localidades. Além de auxiliar muito na língua irá conhecer uma cultura diferente da sua;

• Aproveite os finais de semana para conhecer a região, não fique somente na cidade de destino;

• Aproveite muito a universidade de destino;

Quando voltar do intercâmbio:

• Procure auxiliar os próximos intercambistas;

• Conte a sua experiência para que mais pessoas tenham interesse de ir;

• Promova a internacionalização "em casa", isto é, ensine um pouco do que você aprendeu :)

E vamos viajar!