Weby shortcut
Youtubeplay

História

Atualizado em 11/10/19 17:01.

A trajetória da Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFG inicia-se em 1987, quando foi implantado o Núcleo de Relações Internacionais da UFG, com o objetivo de abrir portas do exterior para a universidade. Posteriormente, através da Portaria nº 00373 de 07 de abril de 1987, expedida pelo então Reitor Prof.Joel Pimentel de Ulhôa, foi criada a Assessoria de Assuntos Internacionais, órgão responsável pelo desenvolvimento e ampliação da cooperação internacional da instituição com congêneres de outros países. A Profa. Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira foi designada a primeira assessora, com a incumbência de propor a adequada estrutura à Assessoria, definindo seus objetivos, seu programa de atividades e suas condições de funcionamento.


A iniciativa de investimento no âmbito internacional é muito bem vista no cenário acadêmico, destacando a UFG como uma das mais notáveis universidades a investir nos núcleos de relações internacionais, dessa forma “mantendo contatos importantes que começam a abrir a portas do exterior para a universidade”, conforme o Relatório Sintético das Atividades da UFG em 1987.

No ano seguinte assume Ruy Rodrigues da Silva, com o compromisso de manter e desenvolver os trabalhos que já ganhavam notoriedade no âmbito internacional. No ano de 1989 o mesmo Reitor, através da Portaria 00920, e considerando a necessidade de fortalecer e ampliar os trabalhos em âmbito internacional, cria a Comissão do Conselho Consultivo da Assessoria de Assuntos Internacionais, fixando atribuições e competências desse conselho no Regimento Interno da Assessoria e designando para constituí-lo os professores Fernando Pelegrini, Heitor Rosa, Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira e Ivo de Carvalho.

Foi na gestão do Professor Orlando Afonso Valle do Amaral que a partir de 1991 a então assessoria ganha o título que herda até hoje de Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFG. Na seqüência, em 1994, volta à CAI a professora Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira. Entre 1998 e 2005 foi a Professora Adriane Cecília Teixeira de Oliveira ocupou a função de coordenadora, iniciando uma nova fase de desenvolvimento das relações acadêmicas internacionais da UFG.

De janeiro de 2006 até junho de 2018 a Profa. Dra. Ofir Bergemann de Aguiar permaneceu na função de Coordenadora de Assuntos Internacionais, ampliando a influência e a abrangência dos projetos ligados ao cenário acadêmico internacional. Neste ano o Prof. Francisco assumiu a Coordenadoria de Assuntos Internacionais que ganhou o status de diretoria e passou a se chamar Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e continuando os trabalhos que se fazem representativos na cooperação acadêmica internacional há 30 anos na UFG.

 

A CAI na Regional Jataí

As ações do CAI na UFG/REJ iniciaram em 2012 e foram atreladas à Coordenação de Graduação (COGRAD), com a contribuição do professor Kleber Pereira, de Anatomia, até setembro de 2015. A partir desse período, Márcio Issamu Yamamoto, do Curso Letras Inglês respondeu como coordenador até abril de 2017, quando partiu para seus estudos. Atualmente, Adriana Luize Bocchi, da Zootecnia, representa o CAI desde maio de 2017.

A Coordenação de Assuntos Internacionais (CAI) da UFG / REJ atua na mobilidade internacional como extensão da DRI em Goiânia, divulgando chamadas, recebendo solicitações da comunidade acadêmica e promovendo a recepção de estudantes de instituições estrangeiras, com as quais a UFG mantém acordos, pois todas as seleções e acordos são realizados pela DRI.

Em 2019 devido ao inicio da emancipação da futura UFJ (Universidade Federal de Jataí) da atual UFG, a CAI/REJ passou a realizar os processos acadêmicos, financeiros e administrativos relacionados à internacionalização da Regional Jataí. Também deu inicio aos Programas Embaixadores (que visa a recepção dos alunos/docentes/TA estrangeiros) e a Rede Change! (para suporte do aluno da UFG em processo de mobilidade internacional).

No mesmo ano deu inicio aos Projetos: Desbravando Fronteiras e Tarde Internacional, com enfoque na Internacionalização em Casa e em setembro de 2019 lançou o primeiro Edital de Bolsistas para a CAI, formado assim a atual equipe da CAI/REJ.